Oi gente, hoje vou falar de mais um livro especial da nossa parceira a querida Editora Fundamento. O livro da vez é: Minha Última Duquesa, escrito por Daisy Goodwin. 


 
“Beleza, fortuna, admiradores e a arrogância ingênua de acreditar que o dinheiro lhe abriria todas as portas era do que uma jovem precisava para ser feliz nos Estados Unidos no final do século 19. Cora Cash tinha tudo isso. Mesmo assim, lhe faltava o que alguns consideravam o mais importante: um título de nobreza. Por isso, para conseguir um casamento que lhe garantisse um status social inabalável, ela partiu para a Inglaterra aos 18 anos. A primeira impressão do novo país não foi nada boa – a aristocracia era fria e hostil, dominada por intrigas e fofocas. Mas a situação ficou ainda pior quando Cora se apaixonou por um homem que mal conhecia… e entrou em um jogo com regras desconhecidas e que tinha como único prêmio a própria felicidade.”

Como vocês puderam perceber que esse é o primeiro livro da Editora Fundamento sobre o qual eu venho falar para vocês que não é um livro de fantasia voltado para o público infanto-juvenil , trata -se de um romance histórico muito rico e escrito de uma maneira elaborada e delicada que encantará a qualquer um.  O livro possui 379 páginas, mesmo que não faça mais parte de uma linha de livros voltados para criança ele é tem um acabamento muito bem feito. A capa é linda e a diagramação mais sóbria, contudo sem tirar o encanto das páginas.

Vamos a história, o livro conta a história de Cora que é uma espécie de princesa americana de sua época. Seu pai era dono de uma enorme fortuna e sua mãe era uma das mais badaladas damas da alta sociedade americana, ela sempre teve tudo que o dinheiro pode comprar  exceto, é claro, um título de nobreza
Sua mãe que era uma mulher rígida e excêntrica a criou para ser uma princesa e não aceitaria menos, por isso elas decidem partir para a Europa em busca de um pretendente adequado. Um ponto a favor do livro é que, apesar de ele ser uma obra de ficção, ele traz muitos claramente os valores da época e deixa claro e mostra que enquanto uma nova elite repleta de luxos  se estabelecia  nos EUA, a aristocracia europeia sofria com o desgastes causado por séculos de tradições muito rígidas.
Cora,que é uma garota decidida e com um espírito livre,começa o livro querendo de qualquer jeito fugir de sua mãe, pois ela é uma mulher um pouco inflexível com ela. A jovem herdeira tem em Teddy, seu amigo de infância e herdeiro de outra família rica, um grande cúmplice propondo a ele que fugissem e se casassem, pois não queria ir a Europa e tudo mais. Teddy gosta muito de Cora, contudo ele tem uma alma artística e seu sonho era ir estudar em Paris. Enfim, depois de um pequeno acidente com sua mãe — não vou falar o que aconteceu com a Sr. Cash, pois vou deixar essa surpresa para quando vocês lerem o livro — Cora embarca para Inglaterra.
A sociedade inglesa é bem diferente da americana e Cora logo percebe isso, durante uma caçada ela acaba se separando do seu grupo e caindo do cavalo em que estava montada. A jovem é encontrada então por Ivo, um jovem duque de uma família tradicional, que está passando por alguns problemas financeiros.
Acho que não é muito difícil imaginar o que aconteceu em seguida, não é? Ela passou alguns dias na propriedade dele enquanto se recuperava e no final desse período ele acaba pedindo ela em casamento, para deleite da mãe da jovem.
Cora conseguiu o que havia ido procurar na Inglaterra, mas obviamente nem tudo são flores. Depois de um casamento grandioso que foi a sensação do momento na sociedade americana, a herdeira se muda para a casa de seu marido e aprender a conviver com as serpentes da sociedade inglesa que a tem como uma ameaça, além de desvendar os segredos que sente que seu marido esconde dela.
Minha última duquesa é uma história maravilhosa e emocionante, eu adorei o livro. Por ser narrado de pontos de vista diferentes a leitura não é estática, o que torna tudo ainda mais interessante. Adorei  a maneira que a autora colocou os personagens, descrevendo-os com uma personalidade bem verdadeira. Gostei do relacionamento de quase amizade que Cora tinha com sua criada pessoal Bertha, que por sinal é uma das personagens mais interessantes do livro. Fiquei um pouco emocionada quando Ivo começa a confessar as histórias escandalosas da mãe dele.
Um dos únicos momentos que me deixou incomodada foi a volta parte da história em que o Ivo vai viajar para a Índia a serviço real depois de ter ficado irritado com a Cora por causa do baile que ela deu e de ela ter pousado para um pintor. Ela estava esperando um filho dele e ele simplesmente fica durante quase um ano longe e nem faz questão de escrever uma simples carta de desculpas ou coisa assim para ela. Não sei se eu conseguiria ter a calma que ela demonstrou quando ele voltou de viagem, porém eu sempre entendi que nesse ponto da história ela já estava apaixonada por ele, na verdade acho que ela se apaixonou por ele logo que o conheceu.
Fiquei tão fascinada pela trama do livro que gostaria que a autora tivesse escrito um pouco mais sobre o pai da Cora, gostaria também de saber mais sobre o final do Teddy e também ver uma parte da história ser escrita do ponto de vista do Ivo, talvez contando o período dele na Índia se bem que sei que a autora não fez porque grande parte do charme dele estava no mistério que ele escondia.
Agora se você não quer ler um grande spoiler é melhor parar...
Pois bem, não posso dizer que fiquei surpresa com a descoberta do relacionamento de Ivo com a Charlotte, embora tenha acho muita sacanagem tudo que ela fez com a Cora — Charlotte realmente merecia o marido que tinha —, eu chorei como um bebê na cena em que o Ivo tenta convencer a Cora a ficar explicando toda a história dele e achei que o final da história dos dois foi o mais fofo possível.

Acho que por hoje é só. Semana que vem eu estou de volta e até lá boas leituras. Deixem suas críticas e opiniões nos comentários.
XoXo, Daniela

5 Comentários

  1. Oi, Daniela!
    Eu não conhecia o livro, mas já gostei por ser um romance histórico. Adoro o gênero! Já anotei na lista de desejados e com certeza vou querer ler. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniela!
    Vi esse livro há um tempo, mas a sua é a primeira resenha que leio, fiquei muito curiosa!
    Gosto bastante de romances históricos, mas nunca li um com a personagem principal americana e que me deixou com mais vontade de ler ainda. parabéns pela resenha, adorei!
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Daniela!!
    Bem, eu não conhecia o livro e confesso que não sou muito fã de romances históricos, a não ser que envolva algo sobrenatural. Já li muitos livros com essa premissa, mas não é algo que eu seja fã ou que busque sempre ler. É apenas naqueles dias de DPL ou quando realmente não tenho nada para ler.

    Abraços,
    Rafael

    www.livrosvsseries.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani, tudo certo?
    Não conhecia seu blog e essa é a primeira coisa que estou lendo dele, e vou te falar que já gostei. Pra ser sincero, o livro não me chamou atenção, mas eu adorei a resenha e principalmente por ter avisado que viria um spoiler, odeio ler resenhas de blogueiros que jogam na cara os spoilers.
    Adorei o blog e por sinal já estou seguindo!
    Abraços e que a força esteja com você!
    http://www.paradageek.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi pessoal, desculpem não respondi antes, pois estava com problemas no meu e-mail e não consegui acessar a conta. Enfim não posso dizer que sou uma especialista em romances históricos, mas eu gostei desse acho que porque gostei da maneira que a autora narrou. Fico feliz que tenham gostado das resenhas me esforço cada vez para melhorar mais e podem ver algumas outras coisas que escrevi pelo meu facebook
    Rafael, você conhece a trilogia do ladrão de almas, ele é um romance histórico e sobrenatural. Acho que você vai gostar, se der um tempo veja a resenha que eu fiz dele.
    XoXo,

    ResponderExcluir

Já que leu a postagem, por que não comentar? Ficaríamos muito felizes ao ler sua opinião sobre o que foi escrito. Caso tenha um blog, deixe o link abaixo do seu comentário que retribuiremos assim que for possível =)