Nome Original: The Hunger Games - Catching Fire
Gênero: Ação, Ficção Científica, Suspense 
Duração: 146 min
Origem: Estados Unidos 
Estreia: 15/11/2013 
Direção: Francis Lawrence 
Roteiro: Michael Arndt, Simon Beaufoy, 
Suzanne Collins 
Distribuidora: Paris Filmes 
Ano: 2013

Depois de ganhar o 74º Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss Everdeen agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta , então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

                      "Lembre-se quem é o verdadeiro inimigo."

              Sabe quando você deposita expectativas e mais expectativas em uma adaptação cinematográfica de um dos seus livros preferidos e, ao assisti-la,conclui que elas não só foram alcançadas como também superadas? Essa foi a sensação que tive ao assistir a estreia de "Em Chamas" hoje.



             Na resenha do primeiro filme da série,  Jogos Vorazes , listei que,em determinados momentos, a adaptação deixou um pouco a desejar. Já "Em Chamas" demonstrou ter o fator diferencial ao comprovar que um filme bem adaptado pode sim seguir fielmente os acontecimentos do livro,sem deixar lacunas  para quem ainda não o leu.A produção está de parabéns,pois conseguiram realizar tal façanha! E ainda foram adicionados um cenário  maravilhoso,que correspondeu as expectativas, efeitos especiais espetaculares e uma trilha sonora conveniente para cada momento. Resultado: fez valer todos os dias de ansiedade que passei!

            Em Chamas, diferentemente do seu antecessor, foca mais na situação política do distritos de Panem do que na arena dos jogos. Mostram as consequências que o ato de Katniss,ao desafiar a Capital,obteve nas pessoas dos distritos, fazendo-as iniciarem uma revolução. E isso não deixou o Presidente Snow nem um pouco feliz. Para que o jogo ficasse novamente a seu favor e  tentar apaziguar a rebelião ele resolve fazer um visitinha nada gentil a causadora de tudo: Katniss Everdeen.

            No início do filme vemos uma Katniss visivelmente conturbada com os resquícios e lembranças apavorantes dos jogos vorazes, o que resulta em diversos pesadelos. Após a visita do presidente Snow,ela percebe que a capital não a deixará em paz facilmente. 

             Decidida a proteger a sua família e Gale, Katniss tenta fazer o que lhe foi imposto: deixar visivelmente perceptível ,na Turnê da  Vitória,a veracidade do seu romance com Peeta, a todos os distritos,e em especial convencer o presidente snow de que ela não é a representante da revolução. Entretanto, o que ocorre é totalmente o contrário. Nos diversos distritos, em potencial o onze, durante os seus discursos, as pessoas fazem o símbolo da revolução e momentaneamente são executadas.



            O presidente Snow concluiu que Katniss não obteve êxito em sua missão, e decide realizar uma nova edição dos jogos, só que este com um diferencial: será entre os vencedores(feminino e masculino) de todos os distritos das edições anteriores! O que foi um forma "sutil" de dizer que Katniss estaria mais uma vez na arena dos Jogos Vorazes, e dessa vez com verdadeiros assassinos. 



         E desde então, as cenas se desenvolvem de forma harmoniosa, demonstrando as principais características da história. 


       Desde as cenas cômicas(protagonizadas por Haymicht e Johanna) às cenas dramáticas, típicas dos jogos vorazes, o qual desta vez teve um novo idealizador(com papel significativo na trama) e uma arena totalmente modificada. As armadilhas da arena foram bem desenvolvidas, com efeitos consideráveis ,como os os macacos gigantes, a onda,os mockinjays, a chuva de sangue,os raios, a névoa,etc.

       Outro ponto que merece destaque significativo  é a atuação dos atores. Jennifer Lawrence arrasou na sua atuação como a protagonista Katniss, deixando visivelmente perceptível que a escolha para interpretar a personagem não deveria ser outra. Jena Malone fez um trabalho excelente no papel de Johanna Mason. Sério, não tem como se segurar nas cenas em que ela demonstra a sua,digamos, personalidade. Sam Claflin, por sua vez, não deixou a desejar ao interpretar o belo Finnick.
 





 Comentários Finais:

- Aprovei totalmente o ênfase que deram quando a Katniss e Peeta se separaram na arena,visto que era praticamente uma despedida.

- Senti falta da cena em que passa o Haymicht vencendo o 2º massacre,mas nada que influenciasse na forma de como vi a adaptação.

- O figurino dos personagens estão aprovadíssimos!Os efeitos nos vestidos da Katniss ficaram perfeitos.

- Johanna Mason é diva! Digo apenas isso. 

 - O que foi aquela transformação incrível do tordo de Em Chamas no de A Esperança nos segundos finais? Jogada genial para aumentar ainda mais as expectativas!


        Agora resta esperar ansiosamente para a próxima adaptação cinematográfica:  Jogos Vorazes - A Esperança( Parte 1) e espero que o filme seja tão bom quanto em chamas, que,como disse anteriormente, superou minhas expectativas.

E quanto a vocês? Quem já assistiu o filme? Sinta-se a vontade e compartilhe as suas opiniões.






Um Comentário

  1. OI, Jogos vorazes é a minha serie de livros favorita, adoro distopias e essa é fantástica, mas acredita que ainda não assisti Em chamas ainda? mesmo gostando tanto não tive a oportunidade de assisti-lo no momento em que foi lançado. Depois de ler seu post minha vontade e expectativa aumentaram.

    ResponderExcluir

Já que leu a postagem, por que não comentar? Ficaríamos muito felizes ao ler sua opinião sobre o que foi escrito. Caso tenha um blog, deixe o link abaixo do seu comentário que retribuiremos assim que for possível =)