Easy conta a história sobre a perspectiva de Jaqueline, uma jovem musicista, que namora Kennedy, líder da fraternidade. Seu relacionamento com Kennedy durara três anos e durante todo esse tempo, Jack acabou se tornando uma sombra do namorado. Frequentar uma universidade estadual estivera longe dos seus planos, já que sua escolha era seguir a carreira como musicista em uma orquestra, mas seguir Kennedy era a única coisa na qual Jack tinha como meta. Por esse motivo, quando Kennedy decide dispensá-la sem a menor consideração, Jack se encontra num beco sem saída.Após o término do namoro, Jacqueline descobre que sua vida social se resumia a companhia de Kennedy. E como se não bastasse Jack sofre uma tentativa de estupro de Buck, um colega de fraternidade do namorado. 




               Easy é mais um dos diversos  livros  do gênero" New Adult"(caracterizado por narrar conflitos que atingem a fase de transição da adolescência para a maturidade) que se destacaram este ano Brasil. Ao ler a sinopse de Easy, confesso que o interesse para a leitura não foi momentâneo. Mas como já havia lido bons comentários sobre, decidi fazê-lo, deixando uma nota mental assim que iniciei a leitura: Surpreenda-me! E foi exatamente o que aconteceu.

              Tammara Weber adotou uma temática polêmica e controversa na 
sua história: a violência sexual. Sim, esse não é um dos temas mais procurados para leitura.Entretanto, neste livro a autora estabeleceu uma dosagem peculiar ao selecionar o que deveria ser visto,apresentando apenas as partes necessárias para que o enredo não ficasse tão pesado ,a ponto de ultrapassar, a essência do que ela queria repassar atráves da leitura do livro.

              Algo que  merece destaque é o fato de que ao abordar este tema, a autora soube adaptá-lo ao que vem ocorrendo no mundo real, onde,em diversos casos, as vítimas de estupro estão sendo violentadas por pessoas que estão inseridas em seu círculo social,ou até mesmo familiar.


"Provavelmente ele era uma daquelas pessoas para quem os estupradores 
são homens feios que saltam de detrás de arbustos, atacando garotas aleatoriamente – e nunca caras como o moço gentil com quem você trabalha, seu melhor amigo ou um membro da sua fraternidade"
 

Agora, deixando essa parte obscura de lado, vamos falar sobre algo que também tem a sua parte significativa do livro: o romance.

"Eu nunca havia notado Lucas antes daquela noite. Era como se ele não existisse, mas de repente parecia que ele estava por toda parte."

Após ter sido salva por Lucas, Jack sentiu certa segurança ao lado do garoto misterioso. E era exatamente isso que ela queria, depois do que havia acontecido: ser sentir segura. Lucas é claramente o oposto do seu ex-namorado, e Jack logo se vê influenciada pela personalidade desse garoto enigmático.

 O romance entre Jack e Lucas foi acontecendo gradativamente, com diversas cenas preenchidas com a tensão sexual quase palpável entre os dois.

"O amor não é a ausência de lógica, mas a lógica examinada e recalculada aquecida e curvada para caber nos contornos do coração."

Os personagens secundários,por sua vez, foram bem construídos. Erin, a melhor amiga de Jack tem sua importância dentro da narrativa assim como a personagem principal. Assim que iniciei a leitura,Erin  deixou a impressão que seria apenas uma garota fútil,mas  no decorrer das páginas ela demonstrou quão determinada e objetiva era, disposta a enfrentar tudo e todos para ajudar a amiga.

Easy foi o primeiro contato que tive com a escrita de Tammara Weber e devo admitir que fui conquistada por sua narração envolvente,leve e fácil(sintam o trocadilho) e, é claro, pela história apresentada, tanto pela sua,digamos,ousadia ao apresentar um tema fugindo de estereótipos quanto pela sua facilidade em representar um romance que se sobrepôs  às questões conflituosas descritas no livro.

2 Comentários

  1. Gostei da resenha... agora sim sei o que New Adult significa e pensando bem faz sentido quando se lê o nome. Se estou certo... acho que nunca li nada do gênero, mas dependendo da abordagem do autor acho que leria.

    PS: gostei do fato de você não dar uma nota pro livro... acho que vou começar a fazer isso... resumir um livro a um número chega até a ser injusto.

    Um abraço,
    oepitafio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu amei esse livro, acho q um dos primeiros que eu li do gênero!

    Gostei da escrita da Tamara, e o tema abordado por ela.... a personalidades dos dois são bem construídas, nada de menininha fútil..

    loca pela historia do Lucas

    ResponderExcluir

Já que leu a postagem, por que não comentar? Ficaríamos muito felizes ao ler sua opinião sobre o que foi escrito. Caso tenha um blog, deixe o link abaixo do seu comentário que retribuiremos assim que for possível =)