Título: Delírio
 Título Original: Delirium
 Autora: Lauren Oliver
 Editora: Intrínseca
 Série : Delírio #1
 Ano: 2012 
 
Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?.


Você conseguiria viver em um mundo sem amor, quero dizer, em um lugar onde a expressão desse sentimento fosse totalmente proibida entre seus habitantes? Onde o simples ato de amar o seu próximo seja algo tão desprezível e perigoso a ponto de ser considerado uma das piores doenças existentes(amor deliria nervosa)?Essa é a sociedade em que somos apresentados em Delírio. Na cidade de Portland todas as pessoas ao completarem 18 anos são obrigadas a fazer a cirurgia de intervenção, tornando-as assim imunes e curadas de todos os males que a doença apresenta.



Lena Haloway está prestes a completar 18 anos e espera ansiosamente pelo dia da sua intervenção. Ela acredita cegamente e obedece todas as regras que lhe impõem. E o principal motivo é querer se livrar dos maus olhares q recebe devido a sua mãe ter resistido três vezes à cura e em seguida ter cometido suicídio.
Tudo o que ela quer e uma vida tranquila, sem dores, fazer a faculdade e ter um par escolhido pelo governo para ser seu marido e seguir a vida como todos os curados.
A vida de Lena possivelmente seria assim, conforme os padrões, se Alex não tivesse aparecido em sua vida, despertando um interesse,até então,novo na sua mente.


"Amor: Uma única palavra, algo delicado, uma palavra que não é mais larga ou longa que uma lâmina. É o que ela é: uma lâmina, uma navalha. Ela corre pelo centro de sua vida, cortando tudo em duas partes. Antes e depois. O restante do mundo cai em ambos os lados."

Devo admitir que Delírio alcançou totalmente as minhas expectativas. Foi o primeiro livro que li da Lauren Oliver e posso dizer firmemente que a sua narrativa envolvente foi um dos vários pontos positivos perceptíveis durante a leitura.

 O que despertou a minha atenção para ler o livro - alem do fato de ser uma distopia - foi a premissa apresentada, que destacou de forma acentuada a originalidade da autora.


"Amor, o mais mortal de todas as coisas mortais: ele mata você emambas as situações, quando você o tem e quando você não tem."

Agora, um mérito considerável do livro está na forma de como a autora explorou as relações das pessoas curadas da "amor deliria nervosa", demonstrando de forma quase palpável as inúmeras diferenças de um ser com/sem o amor na sua vida.E isso me levou a ter alguns devaneios, em que ficava imaginando as tristezas de uma vida sem o amor nas suas mais variadas formas.E isso leva a um outro ponto alto do livro: a reflexão. A história por si só já é bastante reflexiva e adicionando os diversos trechos reflexivos que encontramos ao longo das paginas temos um "prato cheio". Lauren Oliver realmente caprichou na escrita!

"É tão estranho como a vida funciona: você quer alguma coisa e espera por ela, espera, espera, espera, e parece que está demorando uma eternidade para acontecer. Então, ela acontece,acaba, e tudo o que você quer é voltar àquele instante antes que as coisas mudassem." Pág. 43


A historia se desenvolve gradativamente, com momentos de ação, aventura e romance, embalados num turbilhão de acontecimentos emocionantes. O final me surpreendeu de tal forma que não consegui acreditar que a Lauren tinha escrito realmete aquilo, e mais uma vez não consegui conter as lágrimas e a vontade de quero mais foi instântanea.


"Ouvi muitas vezes que quando eu fosse curada do amor ficaria feliz e segurança para sempre. Eu acreditava nisso. Antes. Agora tudo mudou, e posso dizer que hoje prefiro sofrer de amor por um único milésimo de segundo do que viver cem anos reprimida por uma mentira."

Delírio é o primeiro livro da trilogia distópica de mesmo nome. O segundo livro da série(Pandemônio) já foi lançado aqui no Brasil, inclusive eu já o li e em breve sairá a resenha aqui. Recomendo o livro para todos que gostam de distopias,histórias envolventes e reflexivas. Sigam o meu conselho: leia! Você dificilmente irá se arrepender.

 E vocês, já leram o livro? ,
Sinta-se à vontade para ompartilhar as suas opiniões!


Abraços =)
 



Deixe um comentário

Já que leu a postagem, por que não comentar? Ficaríamos muito felizes ao ler sua opinião sobre o que foi escrito. Caso tenha um blog, deixe o link abaixo do seu comentário que retribuiremos assim que for possível =)