Ficha Técnica:


 Gênero: Ação, Drama, Ficção Científica, Suspense 
Duração: 140 min.
Nacionalidade: Estados Unidos
Estreia: 23/03/2012 
Direção: Gary Ross
Roteiro: Gary Ross, Suzanne Collins 
Distribuidora: Paris Filmes
Ano: 2012

A história se passa em uma nação pós-apocalíptica chamada Panem constituída por 12 distritos que são governados pela Capital, uma cidade muito poderosa. A história começa quando Katniss pega o lugar da sua irmã, Prim, que foi sorteada para ser o tributo feminino nos Septuagésimo Quarto Hunger Games, um jogo criado pelo governo da Capital, onde são escolhidos um menino e uma menina de cada distrito como tributo, de idade entre 12 e 18 anos, como uma forma de mostrar que eles mandam em Panem. Katniss se vê dividida pela luta pela sobrevivência e pelos seus sentimentos com Peeta, o tributo masculino do seu distrito.

Veja a resenha do livro aqui
 
 Na adaptação cinematográfica do livro  Jogos Vorazes, percebe-se claramente uma característica típica de adaptações: não segue fielmente os acontecimentos do livro - o que é justificável por conta do tempo insuficiente para realizar tal pr - mas em contra partida o filme consegue grande destaque com a inclusão de cenas extras que não vemos no livro,e essas cenas são essenciais para que vejamos os detalhes de algumas situações que foram impostas a Katniss, que nem ela mesma sabia explicar o porquê daquilo esta acontecendo, visto que o livro é narrado por ela e só vemos tudo no seu ponto de vista.


Temos como exemplos,as cenas fora da arena, que mostram os idealizadores tramando as armadilhas que são pregadas nos participantes, e em uma dessas cenas fica explícito o fato da área em que Katniss estava, pegou fogo.








 E as cenas com o presidente Snow demonstram o quão cruel ele pode ser quando alguém faz algum erro, percebemos isso nitidamente quando ele faz aquela crueldade com Seneca Crane(líder dos idealizadores) após ter feito uma escolha que não agradou-o muito o,e isso já deixa um gancho para a continuação.



Uma cena que foi bem aplicada no filme, é sem dúvidas, a revolta que é realizada no distrito 11 após a morte da Rue. 
Que nos mostra o efeito que atitude de Katniss causou, ao fazer um gesto que tem grande significado para as pessoas do distrito e, por isso,foi proibido pela Capital.






E após essa cena de contestação no distrito 11, o jogo passa a ter uma nova regra,de que dois tributos poderiam ganhar os Jogos Vorazes, caso os dois fosse do mesmo distrito. Mas logo descobrimos que essa regra era falsa e não passava de um plano para acabar com Katniss(O que não teve sucesso, já que no final a garota do distrito 12 demonstra ser mais esperta que ele)





O desenvolvimento do romance entre Katniss e Peeta na arena, ficou - na medida do possível  - bem abordado. E apesar de ter algumas cenas que eu não consegui sentir firmeza - acho que por sentir falta de algo que era bem explorado no livro e no filme,um pouco - com nitidez Katniss e Peeta



Gostei das escolhas dos atores para interpretarem os dois, não era bem como imaginava mais eles conseguiram manter as características e isso é o que importa. 
 <Team Peeta> Acho que isso já explica haha.



Emfim, a adptação foi bem elaborada, destacando os pontos principais do livro e demonstrando sempre a sua essência . Em alguns pontos deixa a desejar  mas, como disse anteriormente, deve-se entender que é uma adaptação e nem tudo que vemos no livro acontece no filme.



Então é isso sintonizados.
Já assistiram o filme? Então não perca tempo e compartilhe a sua opinião conosco. Será um prazer ver o ponto de vista de vocês também. 

Beijinhos sintonizados e até mais !!


      

6 Comentários

  1. Odeio adaptações por causa disso: nunca seguem os originais ^^

    ResponderExcluir
  2. Ai que legal!!! Eu assisti o filme e também adorei, ainda não li o livro, mas sei que é fantástico!
    Sigam meu blog, por favor!
    doces-leituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Odiei o filme ;( !
    Ainda bem que li o livro antes,pois se tivesse visto o filme jamais teria vontade de ler o livro!O filme não representou todo sofrimento ou pelo menos parte do sofrimento dos participantes do JV,e uma falha horrível,o filme quase não tem dialogo,as ações tomadas por Kat são tomadas sem nenhuma explicação para o espectador,e no livro se tem uma coisa que é visivel é todas as dúvidas,questionamentos e pensamentos de Kat.

    http://llivroseletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu amo esse filme <3 Quero muito ler a trilogia, gostei tanto do filme imagina dos livros né? Me pergunto quanto tempo demorou pra fazer a barba super desenhada daquele cara hm Mas, como estamos falando de filme pode ser que nem seja a barba verdadeira dele hehe

    Bjs,
    Diário de Florence
    http://florencesdiary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei muito do filme, os personagens parecem ser quem são (lol). É claro que toda adaptação tem suas adaptações (lol²) e em geral, são impactos pra mim. Lendo, imagino cada cena e salvei algumas que não apareceram no filme. Principalmente as explicações das ações, como disse a Paula Camargo.

    ResponderExcluir

Já que leu a postagem, por que não comentar? Ficaríamos muito felizes ao ler sua opinião sobre o que foi escrito. Caso tenha um blog, deixe o link abaixo do seu comentário que retribuiremos assim que for possível =)