Titulo: Desafio 
Título Original: Defiance
Autora: C.J. Redwine
Editora:  Novo Conceito
 Número de Páginas: 368
 Ano : 2014


 

Sinopse:
No interior das muralhas de Baalboden, à sombra do brutal Comandante da cidade, Rachel Adams guarda um segredo. Enquanto as outras garotas fazem vestidos e obedecem a seus Protetores, Rachel é capaz de sobreviver nas florestas e de manejar uma espada com destreza. Quando seu pai, Jared, é declarado morto em uma missão, o Comandante designa para Rachel um novo Protetor: Logan, o aprendiz de seu pai, o mesmo rapaz a quem Rachel declarou o seu amor há dois anos, e o mesmo que a rejeitou. Com nada além da forte convicção de que seu pai está vivo, Rachel decide fugir e encontrá-lo por conta própria. Mas uma traição contra o Comandante tem um preço alto, e o destino que a aguarda nas Terras Ermas pode destruí-la.



Sabe aquele livro que você inicia a leitura sem expectativas? Foi assim que iniciei a leitura de "Desafio". Confesso que a capa e o o fato de ser uma distopia deram o impulso inicial, mas assim que fui conhecendo o mundo criado por C.J. Redwine não precisei mais de motivação, pois a história já havia me conquistado!

A história é uma distopia, mas apresenta certos traços de fantasia. Algo como um crossover entre os dois gêneros. Os seres humanos começaram a procurar combustíveis fósseis perfurando o solo,entretanto, o que eles encontraram foram enormes dragões que emergiram e destruíram a maior parte do mundo. Em Baalboden, há um líder chamado de Comandante, que afirma ter um poder especial que mantém o Maldito a distância, e assim criou uma muralha separando a cidade das Terras Ermas, mantendo os moradores protegidos. 
O Comandante é pura maldade, ele permanece no poder humilhando a todos e ninguém tenta impedi-lo.


"Em vez de encontrar uma nova fonte de combustível, as equipes de perfuração encontraram criaturas imensas que soltavam baforadas de fogo e rastreavam suas presas pelo som." Página 51.



A narrativa é em primeira pessoa com os capítulos alternados entre as perspectivas dos dois protagonistas: Rachel e Logan. E devo dizer que a autora acertou na escolha, pois ela conseguiu expressar os sentimentos do dois , desde  os "habituais" aos  controversos,  em diversas cenas intensas e complexas, o que contribuiu para uma leitura mesclada, com característica leve em alguns momentos e tensa em outros. 



"Nunca considerei justo que a anatomia devesse ser o fato decisivo para indicar as aptidões de meu cérebro. Meu pai achava o mesmo, e eu me esforçava muito para aprender tudo o que ele tivesse a me ensinar. " Página 115.



É por essa e outras quotes que Rachel foi me conquistando como modelo de personagem feminina. Ok, em alguns momentos, percebe-se que ela não é tão durona quanto acha, mas convenhamos que ela se aproxima significativamente de ser. A personalidade dela me lembrou a de Celaena Sardothien, da saga Trono de Vidro , e tenho uma leve impressão de que ainda irei fazer um post especial para comentar sobre essas personagens femininas de personalidade forte. 



Eu gosto de personagens principais que são inteligentes e determinados ao mesmo tempo. Tanto Rachel e Logan são fortes e capazes de literalmente chutar alguns traseiros. Não posso deixar de admirar a teimosia e tenacidade de Rachel ao insistir que seu pai está vivo. No entanto, ela também tem uma inocência tão vulnerável quando se trata de seu amor por Logan. E também tem a incapacidade de agir primeiro e pensar depois, o que, na maioria das vezes, traz problemas. Mas que tipo de personagem seria ela, se não cometesse nenhum erro? Provavelmente uma chata. 


"Não sou mais uma filha. Não sou mais uma neta. Não sou mais uma garota com sonhos. Nem com esperanças. Sou uma arma, agora." Página 26.

Logan, por outro lado, é uma grande vantagem do sexo masculino. Seu passado influenciou significamente o seu futuro, transformando-o no tipo de homem que ele é. Ele é extremamente protetor, ferozmente leal, um excelente lutador e caçador, e tem sempre um plano A e B em mente. Confesso que me surpreendi positivamente com as suas diversas invenções e pelo fato dele recitar mentalmente a tabela periódica para manter a calma. Sério, provavelmente ele seria um Engenheiro Químico/ Elétrico no mundo atual! <3
Por Logan ser todo centrado, foi  muito divertido ler, através de sua descrição, os momentos em que o desejo  consumiu o seu raciocínio lógico.


De modo geral, fiquei completamente envolvida pela trama e pelo universo criado por C.J. Redwine. A história tem alguns pontos negativos, como qualquer outra, mas que podem ser relevados em virtude do conjunto geral apresentado no enredo. Assim, a leitura está recomendada para os leitores que buscam aventura, ação, suspense e aquela pitada de romance.
Desafio é o primeiro volume da trilogia de mesmo nome, e já espero ansiosamente pelos próximos volumes para saber mais detalhes sobre a história e ver como ela será finalizada.


E vocês, já leram Desafio? 
O livro despertou algum interesse?
Sinta-se à vontade para deixar as suas opiniões literárias.

                                                                                                              





3 Comentários

  1. Aí, a resenha despertou meu interesse, adoro livros que tenham perspectiva de mais de um personagem, acho que torna a narrativa mais dinâmica...
    Se tiver a chance, lerei esse livro sim ^^
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu já li esse livro.
    Ele me conquistou de tal forma que eu travei na hora da resenha, acredita?
    Isso só aconteceu com GOT. kkkkkk
    Bela resenha Ju.
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Oi Julyana !!

    Eu ainda não li esse livro, mas confesso que fiquei com muita vontade de lê-lo. Principalmente porque é uma distopia, e também porque a Rachel me lembrou a Clary de Instrumentos Mortais e a Arya de Game of Thrones <3 Ótima resenha, amei !!

    http://werenotbestsellers.blogspot.com.br/

    Beijão

    ResponderExcluir

Já que leu a postagem, por que não comentar? Ficaríamos muito felizes ao ler sua opinião sobre o que foi escrito. Caso tenha um blog, deixe o link abaixo do seu comentário que retribuiremos assim que for possível =)