Oi gente.
Primeiramente preciso dizer que desejo a todos um mês de maio muito abençoado e que a Deusa sempre esteja com vocês, meus amores.
Agora vamos ao que interessa. A resenha de hoje, como eu já havia comentado na semana passada não será sobre série e sim sobre um livro.

Hoje vou falar sobre: O Sr Segunda-Feira, primeiro livro da série As Chaves Do Reino, publicado no Brasil pela Editora Fundamento




“Sete dias. Sete chaves. Sete virtudes. Sete pecados. Ninguém espera que Artur Penhaligon seja um herói. Órfão, com a saúde debilitada e sem coragem, ele sofre com o medo de que a praga que invadiu seu país leve embora sua família adotiva. Mas, quando uma estranha chave em forma de ponteiro de relógio é entregue a ele, Artur descobre que é o Herdeiro das Chaves para o Reino.Tudo o que acha que sabe - sobre seus pais, sua cidade e sua vida - está prestes a mudar. Agora que ele herdou a Chave de uma Casa estranha e perigosa, não há como voltar atrás. Ele deve reunir toda sua coragem e arriscar aquilo que ama para desvendar os segredos do mundo que descobriu e salvar o mundo que ele conhece.”


Primeiro vou falar um pouco sobre o autor Ghart Nix e a Sinopse do livro para então dar minhas opiniões, como sempre o mais livre de spoilers possível.


Garth Nix é um autor Australiano especialista em obras de obras de ficção fantástica e que já foi premiado diversas vezes, como símbolo do reconhecimento de seu talento. Não acho que seja necessário falar muito sobre o autor já que não há maneira melhor de falar sobre o autor do que ler seu livro (e eu sinceramente acho Nix um autor muito bom no que se propõe) então vamos ao livro.


O Sr Segunda-Feira não é um livro realmente grande em tamanho, tem apenas 256 páginas, mas eu achei a medida certa para a história prender o leitor.  A história é de fantasia ( meu gênero favorito) voltada para o publico infantil, contudo, nem por isso é “apenas” um livro para crianças. A história tem um ritmo rápido e um enredo bem desenvolvido que pode agradar a qualquer fã de fantasia.
Artur, o protagonista dessa história, é um menino muito esperto que perdeu os pais durante uma epidemia de gripe quando era muito novo e, desde então, como não tinha mais nenhum parente, vive sobre a proteção de seus pais adotivos Emily (uma famosa médica) e Bob (um ex astro de rock). 

 Acostumado com a pressão de ser o filho mais novo de um casal de celebridades, agora que se mudou de cidade, Artur tem que lidar agora com a pressão de começar a estudar em uma escola nova, onde não conhece ninguém. Artur é um garoto bem comum no começo e o autor mostra com bastante clareza muitos conflitos que qualquer criança nessa fase passa ao ter que começar em qualquer escola nova.

A parte fantástica da história começa quando logo no começo do livro nosso herói recebe uma chave mágica que lhe torna herdeiro de um lugar mágico de onde tudo que existe no universo. A casa como é chamada veio do nada e foi criada pela Grande Arquiteta de tudo. A Grande Arquiteta entregou seu reino para sete Curadores que deveriam entregar o reino ao herdeiro quando este reclamasse seu lugar de direito, mas os curadores eram traiçoeiros e não queriam perder aquele poder de modo que enganaram a todos e destruíram o testamento para ele nunca fosse encontrado.


Alguns aspectos sobre como funcionam as coisas me pareceram meio confusos no começo, mas é claro que no decorrer do livro eles ficam bem explicados o que deixa em evidência toda a originalidade e qualidade que Garth Nix tem como autor.
Como qualquer criança lógica Artur demonstra uma certa resistência em acreditar que tudo aquilo não passa de delírios no começo, mas quando uma praga do sono que ameaça destruir sua nova cidade ele enfrenta seus medos e mergulha de vez nessa aventura disposto a destruir o Sr Segunda-Feira e salvar a todos.
Não quero falar muito sobre como se dá a batalha entre ele e Segunda-Feira, muito menos sobre a expectativa dos dias seguintes, mas a história foi me conquistando e eu acho de verdade que vale muito a pena, quando terminei de ler fiquei louca para começar a ler: O Horrível Terça-Feira.

De modo geral, o livro tem nota de 9,5. Adorei os detalhes da diagramação do livro, eles realmente fizeram a diferença. A revisão também está boa, não encontrei nenhum erro.
Bem, isso é tudo. Espero que vocês tenham gostado e até semana que vem.

XOXO, Daniela

Um Comentário

  1. Eu gosto muito de fantasia e este livro parece bem interessante,os livros que leio normalmente são bem longos,é difícil encontrar um livro de fantasia com menos de 300 páginas o lado ruim que alguns são bem cansativos e repetitivos,o que não parece ser esse caso,espero ter a oportunidade de ler logo,amei a resenha!!!

    ResponderExcluir

Já que leu a postagem, por que não comentar? Ficaríamos muito felizes ao ler sua opinião sobre o que foi escrito. Caso tenha um blog, deixe o link abaixo do seu comentário que retribuiremos assim que for possível =)