Título: Tipo Destino 

Título Original: Something Like Fate

Autora: Susane Colasanti

Editora: Novo Conceito

Ano: 2013

Número de páginas: 288

“E se sua alma gêmea fosse o namorado de sua melhor amiga?”


Em “Tipo Destino” iremos conhecer as duas melhores amigas Lani e Erin que são apaixonadas por misticismo. Ambas se conhecem desde pequenas e apesar de serem totalmente diferentes, a amizade delas conseguiu perdurar durante os anos escolares, até agora… Quando Erin começa a namorar, o universo conspira contra a até então intacta amizade entre as meninas. Lani irá descobrir aos poucos que está apaixonada pelo mais novo namorado de sua melhor amiga: Jason. 



Sabe quando você procura uma leitura leve, agradável e fluida? 
Tipo Destino, da autora Susane Colasanti é um livro que preenche todos esses requisitos. Eu iniciei e terminei a leitura em apenas um dia. 

 Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason... Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele.Então, Erin viajou durante todo o verão...

O título deste livro é altamente apropriado e Colasanti usa o tema destino por toda parte. Ela encontra maneiras interessantes e originais para inseri-lo , a partir de verificações constantes de Lani em horóscopos para apontar coisas que estavam destinadas a acontecer em sua vida. 
 
“Não sou fã do desconhecido. O desconhecido pode mudar a sua vida inteira em um instante. Ele pode tomar tudo de você e nunca mais te devolver. Sua vida pode terminar em um instante, antes se quer você tenha tempo de saber que estar tudo acabado.” 
(página 12)



Inicialmente tudo indicava que Erin e Jason claramente não foram feitos para ficarem juntos. Erin finge ser alguém que ela não está em um esforço para ser mais agradável para Jason . Através de uma conversa de mensagem instantânea entre Erin e Lani , os leitores aprendem que Erin disse Jason ela tinha sentimentos por ela . A partir daí, eles começam a ficar juntos.Todavia, as cenas posteriores a esse acontecimento apontam muito mais atração entre Jason e Lani.




 Os sentimentos de Lani por Jason são fortes, mas a sua lealdade para com Erin  também envolve uma mesma perspectiva, o que se reflete em seus sentimentos conflitantes e cada vez mais confusão ao longo do livro . Confesso que, apesar de já prever o que aconteceria no final, fiquei bastante dividida sobre as questões pessoais e isso ajudou em pelo menos entender algumas decisões de Lani. Sério, por ela ter tantas influências astrológicas, ela gosta de pensar e repensar antes de tomar atitudes. Entretanto, apesar disso, Lani não mostrou características de algumas mocinhas literárias que tomam atitudes fúteis que contribuem para que a história fique chata.
  




 "Talvez tudo o que aconteça em nossa vida não tenha sido decidido antes pelo destino. Talvez tenhamos alguma influência no que acontece... Se quisermos alguma coisa com muita intensidade, isso pode mudar nosso destino? Ou as coisas se tornam verdades de qualquer forma, não importa o que façamos?" Pág. 25

 

  De modo geral, Tipo Destino é uma leitura muito rápida e boa pedida para quem procura uma leitura descompromissada. O enredo foi bem orquestrado e o tema destino mantém forte por toda parte, trazendo pontos  interessantes na mesclagem com a vida de adolescentes.
E então, você já leu o livro? Se não, a resenha despertou a sua curiosidade?
Sinta-se à vontade para compartilhar as suas opiniões literárias.

Abraços
 

Um Comentário

  1. esse livro é legalzinho ^^
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Já que leu a postagem, por que não comentar? Ficaríamos muito felizes ao ler sua opinião sobre o que foi escrito. Caso tenha um blog, deixe o link abaixo do seu comentário que retribuiremos assim que for possível =)