Título: Manfelos - A distorção da realidade
Série: Septem Signum #1
Autor: Rafael de Souza
Editora: Dracaena
N° de páginas: 332
Sinópse: "Fred sonha com um acampamento passado. Seu pai, Matheus lê o conto mais estranho que ele já ouviu. Na mesma noite, quando acorda assustado com o ocorrido, Fred decide tentar desvendar o mistério da história e marca um encontro, no meio da madrugada, com seu melhor amigo, Leonardo. Ambos são abordados por um evento sobrenatural. Fred acorda peça manhã e percebe que está numa cidade fantasma totalmente em ruínas. Conforme o pesadelo vai tomando corpo dentro de sua mente, ele descobre que está inevitávelmente amarrado ao seu próprio receio. Enquanto ele não souber o que precisa fazer estará preso com Leonardo num mundo paralelo, onde um demônio perigoso espreita matá-los."

O livro "Manfelos - A distorção da realidade" chegou em minhas mãos através de uma promoção do blog Moonlightbooks da Cida. De primeira eu achei a capa linda e a sinopse perfeita, a junção das duas me encantaram. Fazendo com que eu parasse a minha leitura de um outro livro para ler esse assim que ele chegou na minha casa.
Com muita ansiedade e expectativa comecei a minha leitura.
E me decepcionei.
Digo isso por várias razões, pois eu havia me encantado tanto com a capa, com a sinopse, com as resenhas que li e com a simpatia do autor, mas quando realmente tive a oportunidade de ter a minha própria opinião sobre o livro, não foi uma das melhores. Pois de início eu fiquei perdida em alguns momentos na narração do personagem e com certa dificuldade de elaborar alguns cenários e seres criados pelo autor. 
A história é magnífica e a critividade não foi poupada, porém pouco elaborada. Pelo fato de ser um livro de fantasia, onde havia coisas não tão reais, precisava de um cuidado maior na narrativa, pois foi priorizado alguns detalhes menores e informações que até o final do livro não chegou a serem tão importantes.
As personalidades dos personagens também não foram muito trabalhadas, tornando o reconhecimento das falas apenas depois que lisse no final quem disse, podendo ser qualquer personagem. Com exessão do Leonard, que teve a personalidade um pouco mais diferente com o humor, e Fred, que era corajoso e tinha todas as dúvidas de um adolescente de 18 anos, todos os outros pareciam ser como o protagonista. Assim como a Judy, que nada fez durante todo o livro, sendo apenas mais um personagem, uma sombra de sua irmã gêmea, Blunnie.
Além de fantasia e mistério, o livro também tem romance. Um casal se forma no meio ao caos, o que é uma pontada de esperança apesar de todo desastre. Mesmo não sendo muito desenvolvido e algumas vezes um tanto clichê.
Mas não pense que o livro é assim uma perca de tempo, ou caso contrário eu não teria sequer terminado. A estória é muito boa, diferente de qualquer coisa que eu já tenha visto em outros lugares. Sendo surpreendente e em momentos, como já na reta final, quase viciante. Na cena de uma das batalhas finais eu fiquei tão vidrada no livro que já estava sentindo cheiro de acre, que por sinal, é a parte mais emocionante. O autor entrou tanto na cena na hora de escrever que é possível você ouvir e sentir como se estivesse lá em Manfelos, assistindo o confronto.
Além disso, Rafael de Souza ainda dispôs de um vasto vocabulário, embelezando sua obra e enriquecendo o próprio leitor.
Por ser o primeiro livro de um novo escritor, os pontos que não me agradaram podem ser melhorados nos próximos volumes, e é por esse motivo que continuarei lendo a saga. Pois aposto nesse autor que tem uma mente fértil quando se trata de estórias.
Espero que vocês também possam dar uma oportunidade a obra, já que esta é a minha opinião. A sua pode ser diferente, e nada melhor que apenas conferindo o próprio livro para descobrir.

Nota: 2 (Regular)


Veja os meus trechos preferidos do livro aqui.

Curiosidades:

- O Fred tem um gerbo de estimação que se chama Perebas. Como o rato de Ronnie, em Harry Potter.
- A estória seria escrita em um livro único, mas o autor viu a possibilidade do um livro virar uma saga com quatro. E aí que nasceu a série Manfelos.
- Para o primeiro livro, Rafael de Souza se inspirou em 3 fontes: Silent Hill (terror), Parasite Eve 2 (suspense) e Harry Potter (aventura do universo fantástico).

3 Comentários

  1. Parabéns, pela resenha. Conseguiu expor suas opiniões de modo sincero e mostrar os pontos positivos e negativos do livros. :)

    Continue assim que vai longe! ;)

    Beijooooos

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvida falar desse livro. Achei super legal o autor ter se inspirado em HP e Silent Hill, eu adoro o primeiro e gosto do segundo, então, se eu tiver a oportunidade de ler essa saga, com certeza vou ler. E também, a gente tem que tentar conhecer mais nossas autores de fantasia, certo?

    ResponderExcluir
  3. Adoro resenhas sinceras... adorei amiga... eu quero muito ler esse livro e tirar minhas conclusões...

    beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Já que leu a postagem, por que não comentar? Ficaríamos muito felizes ao ler sua opinião sobre o que foi escrito. Caso tenha um blog, deixe o link abaixo do seu comentário que retribuiremos assim que for possível =)