O Menino do Pijama Listrado - John Boyne

Sinopse:
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Título: 
O menino do Pijama Listrado 
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
Ano Lançamento: 2007
Nº de páginas:  200


                                         
   Um olhar “inocente” sobre os campos de concentração!

Com uma capa interessante" Listrada com uma textura diferente" o livro o Menino do Pijama Listrado apresenta uma leitura leve e simples e ao mesmo tempo extremamente comovente.
Por ser narrado por um olhar infantil, ou melhor dizendo, através de um olhar inocente de uma criança que nada sabia sobre o que realmente estava acontecendo no mundo naquela época,esse livro se diferencia dos outros.
Com o tema voltado para a "Segunda guerra Mundial e o Holocausto"  esse livro me despertou a atenção logo de cara, pois é um assunto do qual tenho muita curiosidade e sempre estou querendo ler mais e mais livros desse gênero, e li esse e não me arrependi,muito pelo contrário, o livro me conquistou com a sua forma de narração e a estória que foi exposta nele.

Brunno, um garoto alemão de 9 anos, tem a sua vida "perfeita" abalada quando recebe a notícia que vai ter que se mudar da sua linda e enorme casa em Berlim, para outro lugar devido ao trabalho de seu pai.
Quando chegam na nova casa, Brunno percebe ligeiramente o quanto ela é diferente da de Berlim. Uma casa pequena e  isolada,sem vizinhos e sem crianças para brincar com ele. E fica desanimado,até que ele vai até o seu quarto, e da janela vê uma cerca enorme e do outro lado da cerca vê que existem milhares de pessoas  magras, todas vestidas com um pijama listrado,e dái surge a curiosidade de saber, quem eram aquelas pessoas? O que elas estavam fazendo alí?
Com a sua Inocência,Brunno desconhece o que acontece ao seu redor, não tem idéia da Guerra, da tortura realizada pelos nazistas aos judeus, e para ele era como se tivesse tudo normal,exceto por algumas coisas que o deixam se perguntando o por quê de acontecer assim!
Movido pela curiosidade,Brunno resolve fazer explorações ( umas das suas brincadeiras favoritas) em torno da cerca para esclarecer as suas dúvidas.
E é em uma dessas explorações que ele conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca, eles começam a conversar e encontram várias afinidades entre si,e logo se inicia uma grande amizade entre os dois.

 * Spoiler 
 
  É um livro que embora seja curto, após da leitura deixa uma reflexão sobre os tempos de guerra.. 
Quantas crianças perderam as suas vidas, assim como Brunno e Shmuel , sem ao menos entenderem  o por quê de tanto ódio e violência??

Fim do Spoiler!!

  Foi o primeiro livro de John Boyne que li, apresenta uma linguagem dinâmica que me conquistou,logo logo lerei outros!

Defino "O menino do pijama listrado" como uma estória triste e ao mesmo tempo bela!!

Recomendo a todos!





 

Um Comentário

  1. Esse livro é muito bom!! Muito triste o final masa é muito bom o livro!! Outros livros sobre a segunda guerra que eu li e gostei fora "O diario de Anne Frank" e "A menina que roubava livros."
    Recomendo. =]

    ResponderExcluir

Já que leu a postagem, por que não comentar? Ficaríamos muito felizes ao ler sua opinião sobre o que foi escrito. Caso tenha um blog, deixe o link abaixo do seu comentário que retribuiremos assim que for possível =)