O SOBREVIVENTE: MEMÓRIAS DE UM BRASILEIRO QUE ESCAPOU DE ASCHWITZ
Autor: Aleksander Laks e Tova Sender
ISBN: 8501058319
Gênero: Biografia/ Memória
Páginas: 176
Formato: 14x21
Editora: Record

Sinopse - O Sobrevivente - Memórias de um Brasileiro que Escapou de Auschwitz


Aleksander Henryk Laks, 72, relata os sofrimentos inimagináveis aos quais foi submetido e conta como conseguiu a eles sobreviver. Seu calvário começou quando o exército nazista invadiu a Polônia, em setembro de 1939. A partir daí, sua vida e de sua família transformou-se numa luta diária pela sobrevivência. Aleksander , deparou-se com amigos e parentes amarrados ou enforcados no alto de postes da sua cidade natal, Lodz, e viu soldados alemães arrancarem as barbas de judeus com as mãos, deixando suas faces em carne viva. No entanto, este foi apenas o começo da série de crueldades impingidas aos judeus. Levados para diversos campos de concentração, Aleksander viu sua mãe pela última vez ao descer do trem que os levou para Auschwitz, lugar onde viveu os momentos mais torturantes da sua vida. Uma das torturas mais comuns era o método número 25. Os judeus eram amarrados de bruços em cavaletes e espancados nas costas com pedaços de pau, esmigalhando os rins que saiam junto com o sangue através dos poros. Depois de ver sua mãe caminhar para a câmara incineradora, assistiu a morte de seu pai que não resistiu às semanas de caminhada na chamada "Marcha da Morte", de mais de 500 quilômetros, entre vários campos de concentração. Dos 600 prisioneiros que partiram de Auschwitz, apenas 50 sobreviveram. E novamente Aleksander estava entre eles. A redenção veio junto com a chegada do exército aliado. Aleksander foi salvo pelas tropas que interceptaram o trem que o levava de um campo de concentração para outro. A certeza de que seu calvário teria fim veio na forma de um copo de leite quente, entregue por um soldado aliado. Aleksander Henryk Laks tem 72 anos e vive em Copacabana no Rio de Janeiro.

Este livro é  ótimo . Claro, é dolorosamente triste, mas a lição que nos passa de não desistir da vida é linda. O livro conta a história de Aleksander Henryk e sua família, judeus que precisam lutar para viver em meio ao horror da Guerra. Com uma narrativa fácil, e histórias de tirar o fôlego, você vai querer ler esse livro de uma só vez. É triste ver até que ponto as pessoas podem chegar, quanta maldade podem fazer. Mas é lindo ver que outras pessoas, ainda sentem amor, confiança em Deus e esperança na vida. 
Um resumo de uma vida que sobreviveu ao Holocausto, mostrando a verdadeira realidade que os judeus e outros povos viveram durante a segunda grande guerra. É meio difícil acreditar que o que foi relatado no livro possa mesmo ter acontecido, a brutalidade, a vida nos campos.  Para quem gosta de história, é um bom livro para se ler.  E o mais incrível é que apesar de tudo que Henryk viveu, ele continua contado esse momento da sua vida para outras pessoas, acredito que se fosse eu, não conseguiria ficar revivendo a dor, a tristeza!

Me emocionei muito quando estava lendo esse livro, muitas atrocidades aconteçem, e me fez muitas vezes perguntar: isso aconteceu mesmo? não é duvidando da autenticidade da História, mas sim me perguntando como esses  humanos(nazistas) desenvolveram esses sentimentos maléficos, desumanos, que os fizeram cometer essas atrocidades conta outros humanos?

O inacreditável é que nas últimas páginas, ele diz que: (...) Apesar de tudo, não sou uma pessoa amarga e não sinto ódio (...).!
Uma história de superação muito bonita, porém triste, mas demonstra uma história magnífica de superação!!
Indico Muito" Principalmente para leitores que gostam de ler livros que retratam a Segunda Guerra Mundial!

2 Comentários

  1. Meu assunto favorito sempre foi a segunda guerra. Anne Frank e O menino do pijama listrado me marcaram muito. É incrível como o ser humano consegue ser tão cruel com os outros. Esse livro parece ser mais um daqueles que nos deixam com o coração noa boca e um nó na garganta. Parabén pela resenha. O blog tá lindo *-*

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  2. Já li esse livro 2 vezes sem dúvidas a melhor história de superação em meio a tanto sofrimentos...adorei o livro

    ResponderExcluir

Já que leu a postagem, por que não comentar? Ficaríamos muito felizes ao ler sua opinião sobre o que foi escrito. Caso tenha um blog, deixe o link abaixo do seu comentário que retribuiremos assim que for possível =)