Olá sintonizados, tudo bem com vocês?

Dessa vez eu vou fazer uma coisa um pouco diferente em minha resenha: falar sobre um livro que infelizmente foi uma das minhas decepções literárias ano passado. E, antes de começar a falar do livro, eu quero deixar claro que essa é uma opinião muito pessoal e não quer dizer que eu não gostei do livro, só que ele não correspondeu as minhas expectativas e eu realmente acredito que isso provavelmente aconteceu porque eu tinha lido e ouvido coisas tão maravilhosas sobre essa série e essa autora que eu acabei colocando expectativas muito altas sobre o livro, o que eu não gosto de fazer porque eu sei que quanto mais expectativas você possui sobre uma coisa maior é a probabilidade de você acabar se decepcionando, exatamente como aconteceu comigo quando eu estava lendo esse livro.

E o livro do dia é: Obsidiana por Jennifer L. Armentrout. Obsidiana é também o primeiro livro da saga lux e foi publicado no Brasil no final do ano passado pela editora Valentina com a seguinte sinopse:


Começar de novo é um saco.
"Quando a gente se mudou para Virginia Ocidental (EUA) , bem no início do último ano do colégio, eu já vinha me preparando para outro sotaque, o tédio, a internet lenta e um monte de chatices... Até dar de cara com o meu vizinho gato, alto de dar tontura e com intimidantes olhos verdes. As coisas estavam melhorando. Até que... ele abriu a boca. Daemon é irritante. Arrogante. Dá vontade de matar. A gente não se dá bem. Não mesmo. Mas, quando um caminhão quase me transforma em panqueca, o garoto literalmente congela o tempo com um aceno de mão e aí, bom, algo inesperado acontece. O alien gato (meu vizinho) me deixa com um rastro. Você me ouviu bem. ALIEN! A verdade é que ele e a irmã têm uma galáxia de inimigos que querem roubar seus poderes. O rastro que deixou em mim brilha como lua cheia, e isso não é nada bom. O único jeito de sair viva dessa é ficar colada em Deamon, até a magia alienígena desaparecer. Quer dizer, isso se eu não matar o cara primeiro."



Para aqueles que não sabem Jennifer L. Armentrout é uma escritora bem conceituada nos EUA e muito querida pelos booktubers de lá, tanto pela série Lux quanto por seus outros livros.

Essa série é tão famosa e querida pelos fãs, que algum tempo atrás houve uma espécie de movimento organizado pelos fãs com a finalidade de conseguir que a série fosse publicada pelo Brasil, então já faziam um bom tempo que eu estava louca para ler esse livro e quando eu vi que ele entrou em pré-venda, bem numa época em que eu queria ler livros de ficção cientifica, comprei ele na hora e esperei mais um mês até que ele chegasse, junto com meus livros da Black Friday.

Em poucas palavras, a melhor maneira de descrever Obsidiana sem contar spoilers de verdade seria dizer que é uma versão de crepúsculo com aliens. Quero deixar claro aqui que essa não é uma opinião apenas minha, na verdade eu estou parafraseado inúmeros booktubers e outras pessoas que falaram sobre a obra antes de mim. No começo eu achei estranha essa comparação, afinal crepúsculo é geralmente comparado com outras obras de YA sobrenatural, mas não necessariamente com uma obra que vai mais para o lado da ficção cientifica, contudo, à medida que eu fui lendo a obra, eu entendi o motivo da comparação, pois as obras tem um preceito bem parecido, não que ele seja exclusivo de Crepúsculo.

Como a sinopse deixa claro, Obsidiana conta a história de uma garota chamada Katy que é uma adolescente bem comum que perdeu o pai para o câncer e se muda com a mãe para essa pequena cidade onde coisas estranhas acontecem. Katy é sarcástica, adora ler e dá muita importância a seu blog literário. Então quando elas se mudam e a mãe dela vê um casal de jovens que têm aparentemente a mesma idade da filha, ela sugere que a menina vá se apresentar e fazer amizade com eles.

Katy não fica muito animada com a ideia, mas, como é nova na cidade, acaba indo até a casa ao lado para conseguir algumas informações sobre como fazer para chegar ao mercado e é recebida pelo lindo Daemon que é bem grosso com ela, mas ainda assim ela acaba ficando amiga da irmã gêmea dele chamada Dee.

Daemon é completamente contra a amizade das duas e isso gera alguns conflitos no começo e que serão importantes no futuro. Conforme vai conhecendo os irmãos, a jovem blogueira, que não é tola, acaba percebendo que existe algo errado com os irmãos, mas não procura realmente saber o que está acontecendo, até o momento em que seu vizinho a salva de ser esmagada por um caminhão e ela o vê usando seus poderes.
O jovem então explica a Katy que ele e Dee, bem como alguns outros, são extraterrestres de uma poderosa raça chamada luxen, seres de para luz, que vieram à Terra cerca de quinze anos antes quando seu planeta foi destruído durante uma guerra com seus vizinhos, por assim dizer.

O problema é que alguns desses aliens malvados que destruíram o planeta de Daemon vieram para a Terra com a finalidade de acabar com aquilo que começaram e a proximidade de Katy com Dee e Daemon a colocou no fogo cruzado, visto que toda vez que eles usam seus poderes perto dela acabam deixando uma marca nela que serve para atrair aquelas criaturas horríveis. E como o rastro que Daemon deixou nela ao salvá-la do acidente foi bem grande a humana precisa ficar sobre a proteção deles até que a marca desapareça e não ofereça mais nenhum perigo aos luxen ou a ela.

O problema é que Katy e Daemon não se suportam e vivem constantemente brigando por coisas pequenas o que pode colocar todos em risco e eu acho que isso é tudo que eu posso contar sobre a trama sem contar spoilers.

A escrita de Jennifer L. Armentrout é magnífica e compensa um pouco o fato do roteiro ser meio fraco e sem grandes emoções. Os personagens são bem desenvolvidos e a maior diferença de Obsidiana para Crepúsculo é que a Katy não é tão insegura quanto a Bella e ela sabe que a vida dela é bem parada e acaba fazendo piadas com isso. A história é contada em primeira pessoa, do ponto de vista da Katy.

Meu maior problema com o livro foi sem dúvidas o ritmo de leitura, eu não tenho nada contra livros com ritmo lento, mas a história só me prendeu na parte final e isso foi pouco antes de acabar, desse modo não pude sentir toda a perfeição desse livro. Também senti que, para um livro que prometia uma grande história de amor, o romance foi pouco explorado. Todavia eu gostei da maneira como a relação entre os dois foi construída e o fato de que Daemon procurava lutar contra seus sentimentos por Katy o tempo todo por causa de toda a história do irmão dele que se apaixonou por uma humana e isso acabou levando eles a uma morte precoce.

Como eu falei no início, não é que o livro seja ruim, meu problema é que eu dei para ele uma nota 7,5 quando eu esperava dar nota 10. Porém nem minha “frustração” me impedirá de ler os próximos livros da série, especialmente porque o final me deixou bem intrigada com o futuro da série e do romance do casal principal, além do fato de eu ter gostado do universo que a autora criou e do fato dela poder seguir por várias linhas durante a sequência da série.

Isso é tudo por hoje pessoal, espero que vocês tenham gostado dessa resenha e teremos mais em breve, meus amores. Não se esqueçam de deixar seus comentários abaixo com críticas e sugestões e sintam-se a vontade para dividir sua opiniões sobre Obsidiana, caso já tenha lido o livro ou mesmo a série.

Beijos mágicos, Daniela Sadzinski 

Deixe um comentário

Já que leu a postagem, por que não comentar? Ficaríamos muito felizes ao ler sua opinião sobre o que foi escrito. Caso tenha um blog, deixe o link abaixo do seu comentário que retribuiremos assim que for possível =)